Nas últimas horas, os partidos PCdoB, PL, PT, PV e União Brasil se uniram aos demais partidos e oficializaram apoio à candidatura do deputado federal paraibano, Hugo Motta (Republicanos), para presidência da Câmara dos Deputados.
Os líderes partidários destacaram que houve discussões com os outros candidatos, mas optaram pela escolha de Hugo Motta. Os partidos da base governista (PT, PV e PCdoB), especificamente, destacaram que a escolha do parlamentar pode ampliar ainda mais o diálogo e convergência na Câmara Federal.
No caso do União Brasil, o partido tinha o deputado Elmar Nascimento como candidato à presidência e descartou a possibilidade para aderir ao parlamentar paraibano. Mesmo com o apoio da sigla, Nascimento pediu uma semana para renunciar oficialmente e anunciar apoio a Motta, justificando que não teve tempo para se reunir com as alianças construídas em torno do seu nome.
Com apoios do centro, situação e oposição, Hugo Motta conta, em base, com 319 votos, de acordo com a quantidade de parlamentares nos partidos que anunciaram adesão à sua candidatura. Confira:
Distribuição de apoios por partido
Republicanos: 44 deputados
PP: 50 deputados
Podemos: 14 deputados
MDB: 44 deputados
PT: 68 deputados
PL: 92 deputados
PCdoB: 7 deputados
PV: 5 deputados
A eleição, prevista para fevereiro do próximo ano, será realizada por votação secreta e exigirá que o candidato obtenha o apoio da maioria dos deputados presentes em plenário.