Morreu neste sábado (2), o empresário Edvan Pereira Leite (86), primeiro prefeito constitucional do município de Boa Vista, Cariri paraibano. Edvan, bastante conhecido na Paraíba, foi também vereador e presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, e secretário estadual de Agricultura, e de Meio Ambiente, além de presidente da Cagepa.
Edvan se sentiu mal na tarde desta sexta-feira (1) e foi levado para um hospital de Campina Grande. Em função da avançada idade, não resistiu e foi a óbito na madrugada deste sábado (2).
O prefeito de Boa Vista, André Gomes, decretou luto oficial de três dias. “Neste momento de dor, a administração municipal se solidariza com seus familiares e amigos, prestando homenagem a este grande gestor, cuja dedicação e amor por Boa Vista deixaram marcas profundas e inesquecíveis em nossa cidade”, disse André.
Nascido em 15 de maio de 1938, no sítio Matumbo, zona rural de Boa Vista, então distrito de Campina Grande, Edvan começou a trabalhar ainda muito jovem para ajudar no sustento de sua família e, ao longo dos anos, construiu uma trajetória admirável de resiliência e dedicação.
Formado em Contabilidade e Direito, com especializações em administração pública, ele acumulou uma vasta experiência na gestão pública em várias esferas, ocupando cargos de relevância em Campina Grande e na Paraíba. Ultimamente, atuava como agropecuarista e empresário do ramo de combustíveis.
Eleito primeiro prefeito de Boa Vista em 1996, Edvan assumiu o cargo em janeiro de 1997 e liderou transformações significativas no município. Sob sua gestão, a cidade viu avanços expressivos na educação e na saúde, que elevaram a cidade ao sexto lugar no Índice de Desenvolvimento Humano na Paraíba.
Apesar da idade, Edvan Leite nunca se afastou da política. Foi o grande responsável pela ascensão do atual prefeito André Gomes, que foi seu vice. O filho de Edvan, o médico Cleriston Leite, é o atual vice-prefeito e foi reeleito na chapa encabeçada pelo prefeito eleito Fernando Aires.
O velório de Edvan Pereira Leite acontece na fazenda Monte Videl, em Boa Vista, onde ele residia. O sepultamento será às 17h00 deste sábado no cemitério São Miguel, também naquele município.