A Bancada do PSB anunciou, nesta terça-feira (5), apoio à candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara no biênio de 2025-2026. A federação formada por PSDB e Cidadania também aderiu ao paraibano.
A decisão do PSB foi tomada em reunião realizada entre Motta, o vice-presidente do PSB e prefeito de Recife, João Campos, e a bancada, sob a liderança do deputado Gervásio Maia (PB). O encontro aconteceu na Sede Nacional do Partido, em Brasília.
O apoio foi definido após um diálogo pautado pela busca de uma liderança que continue fortalecendo o Parlamento, com foco no compromisso social, no equilíbrio entre as forças políticas e na defesa dos interesses da população brasileira.
O líder, paraibano Gervásio reforçou a unidade da bancada no apoio a Motta e destacou a capacidade de diálogo como uma importante característica do candidato. “Ele tem experiência, habilidades e um conjunto de atributos que vão ajudar nesse momento importante de avanços que o Brasil vive. O PSB está unido, apoiando Motta para sucessão do presidente Arthur Lira, e acreditando nesse processo”, disse.
Hugo Motta destacou a importância do apoio do PSB e a força da legenda ao longo de sua trajetória, com nomes como Miguel Arraes e Eduardo Campos, que deixaram um importante legado para o país. “Vamos seguir com diálogo para criar consensos em torno do bom funciomento do Parlamento. É uma honra ter o PSB nessa caminhada”, afirmou.
Já o anúncio do apoio do PSDB e Cidadania, o líder da federação, o deputado federal Adolfo Viana (PSDB-BA), destacou que Motta respeita o contraditório e as convergências. Anteriormente, o grupo com 17 parlamentares estava apoiando o deputado Elmar Nascimento (União-BA), que tinha candidatura posta, porém, o União Brasil aderiu à candidatura do paraibano.
“Conversamos com o deputado Elmar Nascimento, e naturalmente a gente passa a se integrar ao projeto de Hugo Motta, sem surpreender nenhum partido que estava ao nosso lado, com conversa franca, aberta”, disse o líder.
Com adesões de maioria dos líderes de partido da Câmara Federal e do atual presidente Arthur Lira (Progressistas-AL), Hugo Motta é o favorito passa assumir a presidência.