A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) de João Pessoa, na Paraíba, iniciou a instalação de um novo sistema de coleta de lixo subterrâneo. Nesta semana, foi montada uma estação de contentores subterrâneos na calçadinha da praia de Tambaú, nas proximidades do Hotel Laguna.
A estação conta com três contentores: dois destinados ao descarte de resíduos úmidos, como restos de alimentos, e um para resíduos secos, como plásticos e papéis. Os materiais descartados caem nos compartimentos subterrâneos, localizados a 2,20 metros abaixo do nível da rua. Cada contentor tem capacidade para 1,2 metro cúbico, o que permite que a estação armazene até 3,6 metros cúbicos de lixo.
Segundo o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, a implementação do sistema busca modernizar a coleta na cidade e reduzir a proliferação de odores, proporcionando um ambiente mais limpo e agradável tanto para os moradores quanto para os turistas. “Também evitamos a manipulação inadequada dos resíduos que, por vezes, é feita por catadores avulsos nos contentores abertos, o que representa um risco à sua saúde”, explicou.
Ricardo Veloso ressaltou que a instalação das estações subterrâneas amplia a capacidade de armazenamento de resíduos, permitindo que a coleta seja programada para horários em que não interfiram na mobilidade da via. “Melhoramos a prestação de serviços e podemos evitar que os resíduos sejam recolhidos em horários de pico”, afirmou.
Para Daniel Gomes, trabalhador de um quiosque na orla de Tambaú, a mudança foi positiva. “Agora, não vai ficar lixo no chão, porque muita gente jogava os materiais de qualquer jeito. Vai melhorar muito para quem trabalha perto do local, por isso, agradecemos ao prefeito, que fez a obra”, comentou.
Funcionamento
A coleta de lixo na orla de João Pessoa ocorre quatro vezes ao dia, devido ao alto volume de resíduos gerados na região. Segundo a engenheira da Emlur, Raissa Fernandes, nos contentores subterrâneos, os agentes de limpeza utilizam um dispositivo hidráulico para elevar a plataforma, trazendo os contentores até o nível da calçadinha. “Os agentes então retiram os contentores e os conectam ao caminhão compactador, que transporta os resíduos”, explica.
Os contentores estão instalados em plataformas de metal, que ficam sobre blocos de concreto. De acordo com o diretor de Limpeza Urbana da Emlur, Clóvis Neto, o design do sistema permite a drenagem da água da chuva, evitando que ela entre nas caixas de coleta.
Atualmente, João Pessoa conta com quatro estações subterrâneas, sendo duas em Tambaú e duas em Cabo Branco. Nos próximos meses, outras estações deverão ser instaladas ao longo da orla da cidade.