Search
Close this search box.

Publicidade

Novo sistema de coleta de lixo subterrâneo é instalado em João Pessoa; entenda funcionamento

Atualmente, João Pessoa tem quatro estações instaladas, sendo duas em Tambaú e duas em Cabo Branco

Foto: Reprodução
Compartilhe:

Nesta semana, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), instalou uma nova estação de contentores subterrâneos, na calçadinha da praia de Tambaú, nas proximidades do Hotel Laguna, em João Pessoa. No local agora há três contentores, sendo dois para o descarte de resíduos úmidos, como restos de alimentos, e outro para o descarte de resíduos secos, como plástico e papel. Ao serem descartados, os resíduos caem nos contentores subterrâneos, a um nível de 2,20 metros abaixo do asfalto.

Cada um desses recipientes possuem uma capacidade de armazenamento de um 1,2 metro cúbico, portanto, cada estação subterrânea pode armazenar 3,6 metros cúbicos de resíduos. O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, pontou que a modernização nesta nova forma de realizar a coleta impede que as pessoas sintam os odores provenientes dos resíduos descartados. “Melhoramos a prestação de serviços e podemos evitar que os resíduos sejam recolhidos em horários de pico”, afirma.

Continua Depois da Publicidade

A coleta na orla de João Pessoa é feita quatro vezes ao dia, pois no local há um grande fluxo de pessoas e, um alto índice de geração de resíduos. Segundo a engenheira da Emlur, Raissa Fernandes, no caso dos contentores subterrâneos, os agentes de limpeza acionam um dispositivo hidráulico para elevação da plataforma, deixando os contentores ao nível da calçadinha.

A pretensão é de que nos próximos meses, outras estações subterrâneas sejam construídas nas orlas da cidade. Atualmente, João Pessoa tem quatro estações instaladas, sendo duas em Tambaú e duas em Cabo Branco.

Compartilhe: