As repartições públicas da Administração Direta e Indireta do Governo do Estado da Paraíba e da Prefeitura de João Pessoa terão o expediente alterado nesta quarta-feira (20), em razão do Dia Nacional da Consciência Negra. A data, que homenageia a memória de Zumbi dos Palmares também simboliza a luta pela liberdade e igualdade racial. Os serviços essenciais, entretanto, funcionarão normalmente em todo o estado da Paraíba.
A Secretaria de Administração (Sead) não emitirá portaria sobre o feriado, uma vez que o Dia Nacional da Consciência Negra já está oficialmente incluído no calendário nacional. A data, que anteriormente era celebrada como uma data comemorativa em todo o país, já era reconhecida como feriado em seis estados e mais de mil municípios. Após a aprovação do Projeto de Lei pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, o presidente da República sancionou a lei, tornando o feriado nacional em 21 de dezembro do ano passado.
Na capital paraibana, o 20 de novembro foi oficializado como feriado nacional no ano passado. Apesar da suspensão do expediente administrativo, os serviços essenciais da Prefeitura serão mantidos.
O Dia da Consciência Negra tem como objetivo promover o debate sobre o racismo, valorizar as culturas de origem africana e reforçar a autoestima das comunidades negras no Brasil.