O Governo do Estado quer ampliar e tonar padrão o uso de câmeras corporais por todos os policiais militares da Paraíba. A medida foi defendida pelo governador João Azevêdo (PSB) nesta terça-feira (3) durante entrega de novas viaturas das Polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros.
Em entrevisa à imprensa, João disse que a medida já é usada em grandes eventos do estado e que o uso das câmeras auxiliam nas investigações e identificações de pessoas. De acordo com o gestor, a tendência é que o todos os policiais militares da Paraíba utilizem o monitoramento e que as ações sejam gravadas durante todo expediente de trabalho.
“São câmeras de última geração que permitem o reconhecimento facial, que avisam aos policiais se elas [câmeras] filmarem alguém que esteja sendo procurado. Isso possibilita o policial agir na hora. A tendência é que a gente tenha todos os policiais com câmeras corporais gravando”, disse o governador
Anteriormente, o Portal Pop Notícias informou, com exclusividade, que o Governo do Estado havia iniciado um processo de aquisição das câmeras. Na ocasião, de acordo com a informação obtida através da Lei de Acesso à Informação (LAI), foi revelado que os equipamentos também seriam utilizados por servidores da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militares e Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba, além dos policiais militares.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou, nesta segunda-feira (2), que recebeu propostas da Paraíba e mais de 13 estados para aquisição de câmeras corporais para policiais militares, com recurso do do Fundo Nacional de Segurança Pública. Apenas seis propostas serão selecionadas para receber o recurso.