Search
Close this search box.

Publicidade

Tribunal de Contas da União elege Vital do Rêgo como novo presidente

Mandato inicia em 2025, com duração de um ano e com possibilidade de renovação.

Novo Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo (Foto: Pedro França/Agência Senado)
Compartilhe:

O paraibano Vital do Rêgo foi eleito pelos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), por unanimidade, nesta quarta-feira (4), o novo presidente da Corte. Seu mandato começará em 1º de janeiro de 2025, com cerimônia de posse marcada para a próxima quarta-feira (11).

Os ministros também escolheram Jorge Oliveira como vice-presidente do TCU, em substituição a Vital do Rêgo, que ocupou o cargo nos anos de 2023 e 2024. A presidência do TCU tem duração de um ano, com a possibilidade de reeleição para o mesmo período.

Continua Depois da Publicidade

Como ocorre a eleição

A eleição no TCU é baseada no critério de antiguidade, embora não exista uma norma formal que regule esse processo. Assim, o presidente e o vice-presidente são escolhidos entre os ministros mais antigos que ainda não tenham exercido essas funções.

Seguindo esse critério, os próximos ministros a ocupar o cargo de presidente são, respectivamente, Jorge Oliveira (2027-2028) e Antonio Anastasia (2029-2030).

Quem é Vital do Rêgo

Vital do Rêgo, integrante do TCU desde 2015, é graduado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Sua trajetória política inclui cargos de vereador em Campina Grande (PB), deputado estadual, deputado federal e senador.

Compartilhe: