Search
Close this search box.

Publicidade

Salvatério: curta-metragem de ficção estreia neste sábado no 19º Fest Aruanda

O filme, dirigido por Dani L., terá estreia na mostra competitiva ‘Sob o Céu Nordestino’ de curta- metragens paraibanos

Imagem de cena do curta-metragem. | Foto: Divulgação
Compartilhe:

As epidemias ainda são um grande problema que aflige a humanidade e a desinformação acerca da cura impera com a ausência de respostas por parte da medicina científica. O filme Salvatério, que traz essa perspectiva a partir uma narrativa dramática, é dirigido por Dani L. realizará sua estreia neste sábado (07), no 19º Fest Aruanda, na mostra competitiva Sob o Céu Nordestino’ de curta-metragens paraibanos.

A história se passa em uma pequena cidade no interior da Paraíba no auge da pandemia de uma gripe misteriosa em uma pequena cidade no interior da Paraíba. Relata um fragmento da vida de um casal no qual a filha única é acometida pela doença. O pai e a mãe da jovem, diante da falta de soluções eficazes para a cura, recorrem a um método extremo na tentativa de salvá-la.

Continua Depois da Publicidade

O roteiro foi desenvolvido no contexto da pandemia da covid-19 a partir de uma história que chegou até Dani L., diretora do curta-metragem. Segundo ela, o tema é abordado especialmente por questionar tratamentos alternativos sem comprovação de eficácia. Para ela, é uma trama que aborda o impacto da desinformação nas decisões em momentos de crise.

“Salvatério” é o primeiro filme dirigido por Dani L., que já despontou com a pré-estreia do projeto na 5ª Mostra de Filmes Manaus Fantástico, no Cineteatro Guarany, no Amazonas. Além disso, a presença do filme no Fest Aruanda traz dois aspectos essenciais para o festival: a da produção de mulheres e de produções no interior do estado. Dos curta-metragens paraibanos, metade foi dirigido por mulheres e a presença de Salvatério evidencia esse dado importante.

Vale ressaltar, também, que Dani L., que é artista visual, explora diversos aspectos artísticos durante a narrativa, contando com trilha sonora original e uma equipe escolhida a dedo para chegar ao resultado desejado. Gravado no município de Areia, o curta tem 15 minutos de duração e foi produzido e finalizado por meio das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo.

O elenco é composto por Suzy Lopes (Maria) – que, inclusive, é uma das homenageadas desta edição do Fest Aruanda – Pedro Eri (Severino), Mayara Santos (Leopoldina), Ana Clara Maia (Fátima) e Dona Martha (Dona Antônia).

SALVATÉRIO

Sinopse:
Um casal passa por um momento de grande provação no qual sua filha única é supostamente acometida por uma doença causada por um violento vírus. Em busca de um antídoto para curar a jovem, os dois encontram nas crendices populares um método chocante para manter a filha viva.

Ficha técnica:
Direção/Roteiro – Dani L.
Assistência de Direção – Diego Lima
Produção Executiva – Diego Lima
Direção de Produção – Gabriela Arruda
Assistente de Produção – Nerivan Pereira
Direção de Fotografia – Alessandro Potter
Assistente de Câmera – Juliana Pereira
Chefe de Maquinaria – Lairton Lunguinho
Chefe de Elétrica – Amadeus Coisaetal
Direção de Arte – Ana Dinniz
Produção de arte/objetos – Nerivan Pereira
Figurino – Jamila Facury
Assistente de Figurino – Ana Clara
Acervo Figurino – Caroline de Oliveira
Preparador de Elenco – Daniel Porpino
Direção de Som – Ester Rosendo
Desenho de som/mixagem – Dio Costa
Produção Executiva de Finalização – Felippe Santos
Montagem – Bebel Lélis e Kennel Rogis
Cor/Finalização – Dio Costa
Trilha Sonora – Uirá Garcia
Designer Gráfico – Leandro Luna
Acessibilidade Audiovisual e Legendagem – VideoEye
Acessibilidade de Divulgação – Samuel Marinho
Distribuição – Lígia Trugillo
Assessoria de Imprensa – André Firmino

Compartilhe: