Trinta e quatro cidades da Paraíba foram beneficiadas com a entrega de 46 novas ambulâncias para a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), em uma ação que contemplou 179 municípios de 15 estados brasileiros. O investimento faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), viabilizou a aquisição dos veículos. Esta é a quinta entrega de viaturas em 2024.
A cerimônia de entrega ocorreu nessa terça-feira (17) em Sorocaba, São Paulo, com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Confira os municípios da Paraíba que receberam as ambulâncias do Samu:
- Alagoinha: 1
- Alhandra: 2
- Araruna: 2
- Aroeiras: 2
- Barra De Santa Rosa: 1
- Barra De Santana: 1
- Boqueirão: 1
- Caaporã: 2
- Cacimba De Dentro: 1
- Caiçara: 1
- Coremas: 1
- Cuité: 2
- Guarabira: 3
- Gurinhém: 1
- Itabaiana: 1
- Itaporanga: 1
- Jacaraú: 1
- Juazeirinho: 1
- Mataraca: 1
- Mogeiro: 1
- Monteiro: 2
- Pedra Lavrada: 1
- Pedras De Fogo: 1
- Picuí: 2
- Pombal: 2
- Queimadas: 1
- Remígio: 1
- Santa Luzia: 1
- Serra Branca: 1
- Serra Grande: 1
- Solânea: 1
- Soledade: 2
- Sousa: 2
- Umbuzeiro: 1
O Novo PAC do Governo Federal está possibilitando a universalização de serviços essenciais na rede pública de todo o país, como é o caso do SAMU. Em quatro anos, a cobertura vai passar de 87% para mais de 90% da população brasileira, ampliando o acesso a esse serviço que estava estagnado desde 2017.
De 2017 a 2022, cerca de 28 milhões de brasileiros ficaram sem acesso ao serviço de urgência. Diante disso, desde 2023, a pasta tem dedicado esforços para ampliação da cobertura do Samu, com reajuste de 30% no custeio federal do serviço.
Como funciona o serviço de urgência?
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e faz parte da Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de atendimento às urgências.
O serviço é gratuito, acessado pelo número “192”, funciona 24 horas por dia e 07 dias por semana, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acionados por uma Central de Regulação das Urgências. Por isso o SAMU 192 tem papel fundamental na organização do atendimento na rede de Atenção às Urgências.