A Paraíba confirmou, nessa sexta-feira (27), um caso de Covid-19 com uma nova linhagem do Sars-CoV-2, vírus causador da doença. A confirmação foi informada neste sábado (28) pela Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba.
A subvariante XEC já foi identificada em outros estados, como São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Ceará. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a nova linguagem do coronavírus não apresenta evidências de sintomas graves.
A subvariante conhecida como XEC, foi encontrada em duas amostras analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-PB), ambas de João Pessoa.
“Mesmo com o fim da pandemia da Covid-19, nós continuamos vigilantes, investigando possíveis casos e surgimentos de novas variantes. Por isso, o LACEN-PB realiza, continuamente, análises dos materiais coletados em todo estado. Não é algo para pânico, mas sim para redobrar os cuidados já conhecidos de etiqueta respiratória, presentes desde à pandemia, sobretudo nas festas de final de ano, onde temos uma tendência de aglomeração e de reuniões familiares”, afirmou o secretário de Saúde do Estao, Ary Reis.