O senador Veneziano Vital (MDB) cravou, nesta segunda-feira (30), que terá o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reeleição ao Senado em 2026, mesmo com a possível candidatura do governador João Azevêdo (PSB) ao mesmo cargo. A fala foi feita durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM.
A declaração do senador acirra começa a acirrar disputa pelo cargo de senador e pelo apoio de Lula na Paraíba, já que o governador João Azevêdo disse, na semana passada, que vem recebendo pressão do governo federal para ser candidato ao Senado em 2026.
“Eu tenho da confiança até porque o presidente Lula sempre diz: ‘Vené, você sabe que, se candidato for ao Senado, tem meu apoio’. E digo isso porque ele [Lula] me autoriza a fazer”, declarou Veneziano.
Apesar do contexto, na próxima eleição, a Paraíba vai eleger dois candidatos para o Senado. Até o momento, os senadores Veneziano Vital e Daniella Ribeiro (PSD) afirmaram que pretendem disputar a reeleição em 2026, além da possível candidatura de João Azevêdo.
Aproximação com João Azevêdo
Veneziano descartou que a intenção do presidente Lula seria juntar ele com João Azevêdo como candidatos em uma chapa ou em chapas separadas. O senador também negou que tenha qualquer interesse em voltar a ser aliado do governador. “O governador falou que descartava aproximação comigo, e quem disse que eu quero aproximação com ele?”, falou.
Ao prever uma possível disputa com João Azevêdo em 2026, Veneziano destacou que conta, pelo menos, com o voto de 30 prefeitos da Paraíba, incluindo filiados ao PSB.