Search
Close this search box.

Publicidade

Cotado para presidência da Câmara, Hugo Motta deve ficar de fora de ato do 8/1 no Planalto

Hugo Motta e o senador Davi Alcolumbre devem passar longe do ato organizado pelo Palácio do Planalto para lembrar os dois anos da ataques às sedes dos Três Poderes.

Hugo Motta, Paraíba, Deputado
Hugo Motta (Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados)
Compartilhe:

Na expectativa de serem confirmados como próximos presidentes da Câmara e do Senado, respectivamente, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União-AP) devem passar longe do ato organizado pelo Palácio do Planalto para lembrar os dois anos da ataques às sedes dos Três Poderes, na quarta-feira, 8 de janeiro.

O argumento oficial é que ambos estão em recesso e, portanto, fora de Brasília. Aliados, porém, admitem o receio de que a participação no evento possa causar atrito com parlamentares de oposição às vésperas da eleição no Congresso.

Continua Depois da Publicidade

Embora a vitória dos dois seja dada como certa, ambos querem evitar desgastes com a direita antes da votação. Uma das pautas prioritárias da oposição é justamente o PL da Anistia, projeto de lei que pretende perdoar condenados pela invasão e depredação do Planalto, Congresso e Supremo Tribunal Federal (STF).

Integrantes de partidos do Centro, sob reserva, falam que a cerimônia sobre o 8/1 e em defesa da democracia que ocorrerá no Palácio do Planalto tenta ser capturada pelo governo Lula e pelo PT.

Já os atuais presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também não confirmaram participação no ato organizado pelo Palácio do Planalto. No ano passado, mesmo com a cerimônia no Congresso, Lira não compareceu.

O ato organizado pelo governo Lula começará às 9h30. Ministros foram convocados para participar do evento.

A programação inclui a entrega de obras de arte restauradas, como o relógio do século 17 reparado na Suíça, além de um “Abraço da Democracia”, na Praça dos Três Poderes.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe: