O deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos) está prestes a se tornar o primeiro paraibano eleito presidente da Câmara dos Deputados. A eleição acontece neste sábado (1°), às 16h.
Hugo Motta iniciou o curso de Medicina na Faculdade Nova Esperança, em João Pessoa, e formou-se médico na Universidade Católica de Brasília em 2013, quando já exercia o primeiro mandato de deputado federal.
De família tradicional da política paraibana e natural de Patos, no Sertão da Paraíba, Hugo Motta disputou um cargo público pela primeira vez em 2010, quando foi candidato a deputado federal e conseguiu ser eleito. Ele voltou a ser eleito deputado federal em 2014, 2018 e 2022.
Um dos momentos de destaque de Hugo Motta na Câmara dos Deputados foi quando presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras em 2015. O Pop Notícias apurou que, de acordo com o Portal da Câmara dos Deputados, o parlamentar apresentou, até o ano passado, mais de 1.392 projetos legislativos e foi relator em mais de 67 matérias.
Além de atuante, Motta também foi titular de importantes comissões da Câmara dos Deputados. O paraibano é conhecido como um deputado articulador e pacificador de discussões no Congresso.
Cotado para presidência da Câmara dos Deputados
O deputado federal Hugo Motta começou a ser cotado para disputar a presidência da Câmara dos Deputados quando o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, desistiu de disputar o cargo para apoiá-lo.
A decisão fez parte de uma estratégia do partido para ter a adesão do presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL). Na visão do Republicanos, o nome de Hugo Motta agradaria mais Lira e afastava a possibilidade de um alinhamento com o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que também havia lançado seu nome para disputar o cargo.
Articulação e adesões
Com o apoio de Arthur Lira garantido, Hugo Motta começou as articulações para ter maioria dos partidos e parlamentares em torno da sua candidatura. O nome do paraibano também agradou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se reuniu alguma vezes com o deputado para discutir assuntos relevantes para o país.
Hugo Motta tem o apoio de 18 partidos, que, juntos, somam 495 votos. Com o paraibano, disputam o cargo os deputados Pastor Henrique Vieira (Psol) e Marcel Van Hattem (Novo). Ao todo, a Câmara Federal é formada por 513 parlamentares.
Para ser eleito presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Hugo Motta precisa de 257 votos.