João Pessoa e mais 30 municípios da Paraíba entraram em alerta máximo para grande perigo de chuvas e ventos intensos, de acordo como Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), publicado na tarde desta quarta-feira (5). O aviso é válido até às 8h desta quinta-feira (6).
Segundo o Inmet, há expectativa de chuva entre 60 milímetros por hora (mm/h) ou mais do que 100 milímetros por dia. Também há possiblidade de ventos que superam os 100 quilômetros por hora (km/h).
No alerta, o Inmet relata grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.
É recomendado pelo órgão, ainda, que, se possível, os moradores dos municípios em alerta desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia; em caso de enxurradas ou similar coloquem documentos e objetos de valor em sacos plásticos; e em caso de situação de perigo procurem abrigo e evitem permanecer ao ar livre.
Em caso de ocorrências em decorrência das fortes chuvas ou para obter mais informações, acionar a Defesa Civil (telefone 199) e/ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Veja abaixo a lista de municípios sob alerta:
- Alhandra
- Araçagi
- Baía da Traição
- Bayeux
- Caaporã
- Cabedelo
- Caiçara
- Capim
- Conde
- Cruz do Espírito Santo
- Cuité de Mamanguape
- Curral de Cima
- Itapororoca
- Jacaraú
- João Pessoa
- Juripiranga
- Lagoa de Dentro
- Lucena
- Mamanguape
- Marcação
- Mari
- Mataraca
- Pedras de Fogo
- Pedro Régis
- Pilar
- Pitimbu
- Rio Tinto
- Santa Rita
- São Miguel de Taipu
- Sapé
- Sobrado