O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), defendeu o aumento no número de deputados federais no Brasil. A declaração foi dada durante entrevista à Arapuan FM.
Segundo Hugo Motta, esse aumento seria necessário para adequar a Câmara em caso de redução na quantidade de deputados por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), baseado no Censo da população em 2022. Isso ocorreria para adequar a quantidade de deputados por habitantes em cada estado.
No entanto, o presidente da Câmara defendeu que esse aumento no número de parlamentares deve ocorrer sem causar mais gastos públicos.
“Temos uma decisão do Supremo dizendo que o Congresso é soberano para decidir sobre isso e tem até junho para decidir, se não o TSE, pautado no Censo 2022, poderá fazer essa redistribuição. Penso eu que talvez a solução fosse um grande acordo, conversa com o Senado combinada com o Supremo, para que aumentemos e ninguém perca. Mais 14 vagas. Façamos o dever de casa orçamentário para que não aumente o custo da Câmara, cortando alguns gastos”, argumentou Hugo Motta.