O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) se reunirá com empresários do setor de alimentos nesta quinta-feira (6) para discutir a inflação dos produtos alimentícios.
O governo federal estuda medidas para tentar conter os aumentos. O tema afeta a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A questão é uma das principais preocupações do presidente Lula no momento, porque tem um grande impacto em como a população enxerga o governo. Segundo especialistas, esse é um dos fatores que contribuem para a crise de popularidade que o Executivo enfrenta atualmente.
Dois encontros vão ser coordenados pelo vice-presidente, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O primeiro será pela manhã no gabinete da Vice-Presidência da República e terá a participação dos ministros da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), Carlos Fávaro (PSD-MT), da Agricultura e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário (PT-SP).
Também estarão no encontro representantes do secretario-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, e do secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello.
Além do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, e auxiliares de Alckmin no MDIC e na Vice-presidência.
Os ministros voltam a se reunir à tarde com representantes do setor de alimentos. De acordo com a agenda de Alckmin, são aguardados na reunião executivos de instituições e empresas de biocombustíveis, carnes, ovos, açúcar e álcool, óleos vegetais, supermercados e atacadistas, comércio e indústria alimentícia.
No encontro desta quinta, de acordo com o blog do jornalista Valdo Cruz, Alckmin irá avaliar as medidas propostas ao longo da semana passada por setores da economia, como produtores rurais e proprietários de supermercados, enviadas aos ministros.
Depois da reunião técnica, Lula deve chamar sua equipe para tentar definir que medidas podem ser adotadas no tema.
Fonte: G1 Política