Search
Close this search box.

Publicidade

Deputada quer anistia para mulheres presas por aborto no Brasil

Erika Hilton argumenta que os direitos de todas as mulheres “estão em risco no mundo todo”.

Deputada, Erika Hilton
Deputada Erika Hilton (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)
Compartilhe:

A deputada federal Erika Hilton (PSOL) disse, neste sábado (08), data que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres, que colocará, em pauta, diversos projetos “pelo direito básico à própria vida”.

“Celebramos este Dia Internacional da Mulher colocando, em pauta, a luta de todas as mulheres pelo direito básico à própria vida, ao próprio corpo e à própria existência”, afirmou.

Continua Depois da Publicidade

Dentre as propostas divulgadas, a parlamentar cita a anistia para mulheres presas e investigadas por abortarem no Brasil.

“Mulheres presas por ousarem exercer seu direito ao próprio corpo, muitas delas presas apenas por conta da cor da sua pele, do seu saldo bancário ou do seu CEP. É essa anistia que nos interessa”, publicou.

Atualmente, o Código Penal brasileiro criminaliza o aborto, exceto em duas situações: quando não há outra maneira de salvar a vida da gestante e em casos de gravidez decorrente de estupro.

Em 2012, o Supremo Tribunal Federal também descriminalizou a interrupção da gravidez de feto com anencefalia.

Erika Hilton argumenta que os direitos de todas as mulheres “estão em risco no mundo todo”. Para isso, diz ser necessária muita coragem para seguir “lutando”.

“E jamais nos acobardarmos perante o ódio daqueles que nos querem mortas”, ressaltou.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe: