A Paraíba é o estado que possui maior equilíbrio de gênero no emprego público estadual, com maior número de mulheres na administração pública estadual. O dado foi obtido no Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP), que tem como base dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O indicador “Equilíbrio de Gênero no Emprego Público Estadual” ranqueia os estados conforme a distância entre a participação da mulher em cargos da administração pública estadual (desconsiderando saúde e educação) em relação ao cenário de equilíbrio (participação da mulher na força de trabalho ampliada).
Na escala que varia de -100 (pior cenário possível para as mulheres) a 100 (pior situação possível para os homens), a Paraíba ficou em primeiro lugar, com uma pontuação de -0,2, a melhor entre os estados da federação, tendo em vista que notas mais próximas de 0 (zero) indicam equilíbrio de gênero.
“Conquistamos mais um primeiro lugar no país. E esse nos enche de orgulho por ter sido anunciado no Dia Internacional da Mulher. Segundo o CLP, de São Paulo, somos o Estado com maior número de mulheres em cargos da administração, gerando o melhor equilíbrio de gênero no emprego público estadual. Nesse 8 de março, dentre as muitas lutas, celebramos essa conquista que demonstra o nosso compromisso com a construção de um estado mais justo e igual para todas as mulheres. Temos imensa alegria de poder dizer que somos um governo feminino. Se hoje a Paraíba vive seu melhor momento em todas as áreas, isso muito se deve ao talento e ao protagonismo das mulheres do nosso time de governo”, comemorou o governador João Azevêdo (PSB).