Search
Close this search box.

Publicidade

Paraíba terá ampliação da Patrulha Maria da Penha e novos Centros de Referência da Mulher

Anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo, em um evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Patrulha Maria da Penha
Viatura da Polícia Militar (Foto: TJPB)
Compartilhe:

A Paraíba terá ampliação da Patrulha Maria da Penha e novos Centros de Referência da Mulher. O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo (PSB), nessa sexta-feira (7), em um evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Entre as iniciativas anunciadas pelo gestor estão a expansão do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha para a região de Patos e o lançamento das 20 cidades contempladas com os Centros de Referência da Mulher, dentro do programa ‘Paraíba 2025/2026’; do edital Mulheres e Meninas na Ciência, com investimentos de R$ 500 mil, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior; e da campanha Março das Mulheres 2025.

Continua Depois da Publicidade

O programa Patrulha Maria da Penha, abrangerá 158 municípios a partir da implantação na região de Patos, atendendo também Areia de Baraúnas, Cacimbas, Cacimba de Areia, Condado, Desterro, Junco do Seridó, Mãe D’Água, Malta, Matureia, Passagem, Quixaba, Santa Luzia, Santa Terezinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira, Várzea e Vista Serrana.

Na solenidade também foram assinados contratos do Empreender Paraíba que contemplaram 59 empreendedoras dos municípios de Bom Jesus, Monte Horebe, Nova Floresta, São José de Piranhas, Santa Helena e Vista Serrana, totalizando um investimento de R$ 459 mil.

João Azevêdo anunciou os municípios onde serão instalados os Centros de Referência da Mulher, dentro do programa ‘Paraíba 2025/2026’. São eles: João Pessoa – Região Sul, no Geisel; ⁠Cabedelo; Santa Rita; ⁠Alhandra; ⁠Conde;Mamanguape; Pedro Regis; Itabaiana; Sapé; ⁠Solânea;Queimadas; Soledade; Picuí; Monteiro; Princesa Isabel; Itaporanga; São Bento; Pombal;⁠ Sousa; e Triunfo.

No evento, também foi assinado o edital ‘Prefeitura Parceira das Mulheres 2025’, que nesta edição será voltado especialmente para mulheres com deficiência, visando fomentar políticas municipais que promovam a inclusão e a autonomia delas; e o edital Mulheres e Meninas na Ciência, que tem o objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro a projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, desenvolvidos por pesquisadoras, vinculadas a Instituições de Ensino Superior (IES) ou a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI), sediadas na Paraíba, que busquem contribuir significativamente para o fortalecimento do protagonismo feminino, nas áreas de conhecimento Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

Ainda foi anunciado o Comitê Gestor do Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios, que será responsável por coordenar ações integradas entre órgãos estaduais e municipais para prevenir e combater os casos de feminicídio no estado; e lançada a 2ª edição da revista “Vivências femininas”, que destaca mulheres paraibanas de diferentes faixas etárias e profissões variadas, cada uma em seu momento de vida relevante, e seus relatos sobre superações e conquistas.

Compartilhe: