Search
Close this search box.

Publicidade

Paraíba terá observação especial da Lua de Sangue; veja onde

A Lua de Sangue atinge a sua totalidade às 3h58 da manhã dessa sexta-feira (14).

Lua de Sangue
Projeto 'Bingo: Esperança no Espaço' promove observação do eclipse lunar. (Foto: Divulgação)
Compartilhe:

A Paraíba terá observação especial da Lua de Sangue. Através do projeto ‘Bingo: Esperança no Espaço’, a população poderá observar o espetáculo astronômico por meio dos telescópios produzidos pelo próprio projeto. Evento acontece nesta quinta-feira (13), na Praça da Cultura, em Esperança, a partir das 20h.

Esse é o primeiro eclipse total da lua deste ano. “Este fenômeno ocorre quando o Sol, a Terra e Lua ficam alinhados e a Lua passa pela sombra da Terra”, explicou Jamilton Rodrigues, professor de Física da Universidade Estadual da Paraíba e pesquisador do projeto.

Continua Depois da Publicidade

O projeto “Bingo: Esperança no Espaço” é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba que promove a popularização da ciência através da astronomia e da ressocialização de reeducandos. A iniciativa – que é fruto de um Termo de Protocolo formalizado entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) – une duas grandes iniciativas astronômicas desenvolvidas em território paraibano.

O Radiotelescópio Bingo, o maior da América Latina, é capaz de medir a expansão do universo e descobrir mais sobre a matéria escura por meio da análise de um sinal vindo do espaço. Já o ‘Esperança no Espaço’, possibilita que reeducandos da Cadeia Pública de Esperança produzam seus próprios telescópios, reduzam sua pena e recebam aulas de astronomia.

O diretor da Cadeia Pública de Esperança, Lindemberg Lima, lembra que “o Eclipse só acontece na madrugada da sexta-feira (14), contudo, a ação começa às 20h do dia anterior para que a população possa observar outros astros, como Marte e Júpiter”. Berg é o idealizador da iniciativa que possibilita apenados a construírem telescópios através de materiais recicláveis. Através do ‘Bingo: Esperança no Espaço’, os apenados recebem aulas de astronomia, participam das observações em locais públicos e agora contam com materiais próprios para a produção dos telescópios, como impressoras 3D e lentes profissionais.

Compartilhe: