A fiscalização do uso das faixa exclusivas de ônibus foi retomada nesta segunda-feira (17) em João Pessoa. O tráfego no local está proibido para condutores de veículos particulares, que estão sujeitos à multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com o diretor de Operações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), Anderson Cesário, os condutores tiveram um período educativo de sete dias, desde a retomada das faixas, para se adaptarem. Com o fim do prazo, os agentes de mobilidade urbana já podem aplicar punições aos infratores.
“Quem desrespeitar, utilizando (as faixas exclusivas) fora das normas, estará sujeito à multa gravíssima, de R$ 293,47, e sete pontos na CNH. Nossos agentes estarão atentos para que os motoristas respeitem a utilização das faixas exclusivas”, falou Anderson Cesário.
Ainda segundo o diretor da Semob-JP, o uso das faixas está liberado para condutores que forem fazer conversão à direita. Para isso, eles podem entrar nas faixas a uma distância de 50 metros para efetuar a manobra.
As faixas também vão ter trânsito livre aos sábados, a partir das 12h, e aos domingos e feriados, o dia todo.