Search
Close this search box.

Publicidade

Câmara realiza sessão solene pelos 40 anos da redemocratização

Sessão homenageou José Sarney, primeiro presidente civil do Brasil após 21 anos de ditatura militar.

Câmara dos Deputados, Hugo Motta
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), no plenário (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)
Compartilhe:

A Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (19), uma sessão solene pelos 40 anos da redemocratização brasileira. O último sábado (15) marcou o aniversário da posse de José Sarney, o primeiro presidente civil do Brasil após 21 anos de ditatura militar.  

A sessão foi conduzida pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Estiveram presentes também o ex-presidente José Sarney; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; e a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, além de outros integrantes do STF e do Congresso.  

No evento, José Sarney recebeu a Medalha do Mérito Legislativo, uma honraria destinada a personalidades que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. 

Continua Depois da Publicidade

Em discurso, Hugo Motta disse que a democracia não é um ponto de chegada, mas um compromisso que deve ser renovado diariamente.

“Os últimos 40 anos não transcorreram sem desafios, sem lutas e sem novos aprendizados, é claro. Mas foram também, e acima de tudo, quatro décadas de um país que decidiu caminhar de cabeça erguida, sob o sol luminoso da democracia, sem se curvar à sombra do medo e das incertezas”, afirmou.

Já Barroso elogiou Sarney e destacou a importância do Legislativo para a manutenção da democracia. E ressaltou ainda ter muita fé no Brasil em um momento de “escuridão” global.  

“Nesse momento em que há escuridão no horizonte global, nós podemos ser as luzes do caminho. Eu tenho muita fé no brasil. Eu creio que com integridade, civilidade, idealismo e competência, podemos ser a sensação do mundo. Democracia sempre”, pontuou o presidente do STF. 

Na terça-feira (18), o Senado Federal também fez uma homenagem pela data, coordenada pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP). Sarney foi homenageado com uma placa simbólica.

Fonte: CNN Brasil

 

Compartilhe: