O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai apurar uma suposta poluição e crime ambiental no rio Jaguaribe, localizado em João Pessoa. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (19).
O promotor de Justiça já determinou a expedição de ofício à Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema), solicitando que informe se possui registros de fiscalização ambiental na área mencionada na reportagem, encaminhando cópia dos eventuais autos de infração, relatórios de vistoria ou outros documentos relacionados.
Também foram oficiadas a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam-JP), para que informe sobre a existência de medidas administrativas adotadas para controle da poluição na região do rio afetada pela espuma, e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), para que informe sobre os eventuais lançamentos irregulares de efluentes na área e sobre a operação da rede de esgoto nas proximidades do rio Jaguaribe.
Outro órgão oficiado foi o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que, segundo o MPPB, foram solicitadas informações sobre eventuais ações fiscalizatórias promovidas na área e sobre as providências adotadas diante de possíveis danos ambientais.