Search
Close this search box.

Publicidade

Daniella Ribeiro e Ricardo Lewandowski inauguram hoje primeira Sala Lilás do Brasil, em João Pessoa

Sala Lilás está instalada nas dependências do Instituto de Medicina Legal (IML), no Instituto de Polícia Científica, no bairro do Cristo, na Capital.

Ricardo Lewandowski, Sala Lilás, Daniella Ribeiro
Ricardo Lewandowski e Daniella Ribeiro (Foto: divulgação/assessoria)
Compartilhe:

A primeira Sala Lilás do programa Antes que aconteça será inaugurada nesta sexta-feira (21), com a presença do ministro da Justiça e Segurança Social, Ricardo Lewandowski. A inauguração da sala faz parte das ações do programa Antes que aconteça, que tem como coordenadora-nacional a senadora Daniella Ribeiro.

A Sala Lilás está instalada nas dependências do Instituto de Medicina Legal da Paraíba (IML-PB), no Instituto de Polícia Científica, no bairro do Cristo, em João Pessoa. O programa “Antes que aconteça” é realizado em parceria com o Ministério da Justiça.

Continua Depois da Publicidade

Ministro assinará, na Paraíba, portaria regulamentando salas

No mesmo dia, haverá a assinatura da portaria, pelo ministro Lewandowski, com as diretrizes que regulamentam as salas lilás nos espaços da Segurança Pública e do Sistema de Justiça.

A portaria do MJ institui o programa Sala Lilás com o objetivo de definir os parâmetros para o acolhimento e atendimento especializado às mulheres e meninas em situação de violência.

A senadora Daniella Ribeiro falou da expectativa para a solenidade, que contará com a presença do governador do Estado, João Azevedo, e diversas autoridades políticas. “Será um dia muito importante principalmente para as mulheres que sofrem violência doméstica e que precisam de um acolhimento diferenciado e capacitado. As salas lilás têm o propósito de humanizar e acolher as vítimas”, afirmou.

A Sala Lilás de João Pessoa, a primeira pelo programa “Antes que aconteça”, está instalada dentro do IML, local para onde as mulheres vítimas de violência doméstica são encaminhadas após passarem pela Delegacia da Mulher.

É no IML que elas fazem o exame de corpo de delito, que servirá de base para a investigação e denúncia do caso. O IML está nas dependências do Instituto de Polícia Científica da Paraíba, no bairro do Cristo, em João Pessoa.

A solenidade está marcada para as 10h, e será aberta ao público.

Antes que aconteça

Com o objetivo claro de fortalecer a rede de combate à violência contra a mulher, o programa “Antes que aconteça” foi lançado em 2023, pela senadora Daniella Ribeiro e pela deputada Soraya Santos, ao lado de outras mulheres.

Na ocasião, Daniella era a presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), e destacou a importância de destinação de recursos diretamente para a violência contra a mulher. A Paraíba é pioneira nas ações do programa, que deve ser ampliado para todo o país.

Inicialmente, além de João Pessoa, terão Salas Lilás também em Campina Grande e em São João do Rio do Peixe.

Ao todo, pelo programa, serão instaladas 52 salas na Paraíba, como forma de ampliar o atendimento e acolhimento às vítimas onde não há delegacias da mulher.

Compartilhe: