Search
Close this search box.

Publicidade

Veja quais bairros, avenidas e ruas de João Pessoa podem mudar de nome por recomendação do MPPB

Bairros que podem ser afetados são Castelo Branco, Costa e Silva e Ernesto Geisel. Prefeitura tem prazo de 15 dias para responder a recomendação.

Castelo Branco, bairros
Bairro do Castelo Branco (Foto: Google Street View)
Compartilhe:

João Pessoa poderá ter mudança em nomes de bairros, avenidas, ruas e outros locais que estejam, atualmente, homenageando figuras ligadas à ditadura militar. O Ministério Público da Paraíba (MPPB) deu prazo de 15 dias úteis para que o Município atenda a recomendação espontaneamente.

Segundo o MPPB, a recomendação é oriunda do Inquérito Civil 002.2025.004218, instaurado pela Promotoria de João Pessoa. Na recomendação, é relatado que mesmo após 40 anos da redemocratização do país e mesmo diante de recomendações das Comissões Nacional, Estadual e Municipal da Verdade, além da existência de uma lei, o Município de João Pessoa possui diversos espaços públicos homenageando figuras relacionadas à ditadura militar.

Continua Depois da Publicidade

Com a medida, é solicitada a mudança de nomes dos seguintes locais:

  • Bairros: Castelo Branco, Costa e Silva, Ernesto Geisel;
  • Avenida: General Aurélio de Lyra Tavares e Presidente Castelo Branco;
  • Praça: Marechal Castelo Branco;
  • Ruas: Presidente Médici, Presidente Ranieri Mazzilli;
  • Travessa: Presidente Castelo Branco;
  • Loteamento: Presidente Médici;
  • Escola: Escola Municipal Joacil de Brito Pereira.

 

“Em janeiro deste ano, a Promotoria de Justiça de João Pessoa já havia cobrado da Câmara Municipal e do Município as providências para a alteração dos nomes dos logradouros. Como não houve uma efetiva medida para corrigir o problema, o MPPB e a DPE decidiram formalizar essa necessidade por meio de recomendação”, informou a assessoria de comunicação do Ministério Público da Paraíba.

Os membros do MPPB e da DPE sugeriram que haja a publicação de um decreto para alteração, ainda que de forma gradual, dos logradouros e equipamentos próprios da Capital que homenageiam as figuras ligadas à ditadura militar. A recomendação foi remetida ao prefeito, por meio do sistema eletrônico próprio, com endereçamento ao seu Gabinete, mas também será entregue pessoalmente, via Oficial de Promotoria, mediante entrega pessoal, ao destinatário.

Compartilhe: