A Paraíba está com seis açudes sangrando e 86 com capacidade superior aos 20% de armazenamento de água. Os dados foram conferidos pelo Pop Notícias, nesta terça-feira (1º), no site da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).
Segundo a Aesa, os açudes que estão sangrando na Paraíba são: açude de Araçagi, no Agreste; açude de Camalaú, no Cariri; açude Gramame/Mamuaba, na cidade de Conde; açude Olho d’Água, na cidade de Mari; e açudes Poções e São José II, ambos no município de Monteiro.
Dentre os seis açudes que estão sangrando, o de Araçagi é o que mais ultrapassou a capacidade máxima de armazenamento. O reservatório comporta até 63.289.037 metros cúbicos (m³) e está com 64.019.261 m³.
Os maiores reservatórios da Paraíba, como o Acauã, no município de Itatuba; Epitácio Pessoa, em Boqueirão; Coremas e Mãe Dágua, em Coremas; e o Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, além de outros 81, são considerados com armazenamento em “normalidade”.
A reportagem apurou ainda que 18 reservatórios do estado estão em situação crítica por conta do baixo nível de água e 26 estão em observação, que ocorre quando o armazenamento está abaixo de 20%.
Confira os dados dos açudes que estão sangrando na Paraíba:
Araçagi
Camalaú
Gramame/Mamuaba
Olho d’Água
Poções
São José II