Uma operação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) resultou na apreensão de 2,3 toneladas de alimentos impróprios para consumo em Santo Cristo, no Rio Grande do Sul. A ação, que ocorreu em duas propriedades rurais e um mercado no município, nesta terça-feira (1º), focou em um abatedouro clandestino de peixes, que funcionava sem licenciamento e em péssimas condições de higiene.
Nos dois locais do abatedouro clandestino, foram apreendidos 1,3 tonelada de pescados. O espaço, um galpão, armazenava os peixes em freezers que dividiam o ambiente com bois e porcos, em condições insalubres. Os produtos eram comercializados sem inspeção sanitária, colocando em risco a saúde dos consumidores.
Além do pescado, a operação apreendeu carnes, bebidas alcoólicas, mel e ovos, totalizando 2,3 toneladas de alimentos impróprios. As irregularidades encontradas incluíam produtos sem indicação de procedência, com validade vencida e fora da temperatura adequada. Unidades de álcool com venda proibida em mercados também foram apreendidas de forma cautelar.
O responsável pelo abatedouro clandestino foi conduzido à Delegacia de Polícia por posse de arma de fogo sem registro. A operação contou com a participação de diversas autoridades, incluindo promotores de Justiça, servidores do GAECO/MPRS, Vigilância Sanitária, Secretaria Estadual da Saúde, SEAPI e Patrulha Ambiental da Brigada Militar.
Fonte: CNN Brasil