A Semana Santa é uma das datas mais significativas para a fé católica. Nesta semana, diversos fiéis do mundo reverenciam o período central da fé cristã, com uma jornada litúrgica que narra os momentos finais da vida de Jesus Cristo, culminando em sua ressurreição. Com início no Domingo de Ramos, cada dia da Semana Santa carrega um significado, contemplando o sacrifício de Jesus.
Também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, a Sexta-Feira Santa é o dia em que os cristãos relembram a crucificação e morte de Jesus Cristo. Com jejuns e abstinência, os fiéis da Igreja Católica refletem sobre o sacrifício de Jesus pela humanidade.
Além disso, na Sexta-Feira Santa não se celebra a missa, com a liturgia sendo focada na leitura da Paixão, adoração da cruz e na comunhão.
Na leitura da Paixão, são lidos, por meio dos evangelhos da Bíblia, a narrativa da condenação, crucificação e morte de Jesus. Já na adoração da cruz, os fiéis veneram a cruz como o símbolo da salvação cristã. Enquanto na comunhão, os irmãos recebem a Sagrada Comunhão celebrada durante a Missa da Ceia do Senhor.
A Sexta-Feira Santa é vista como o ato máximo da liturgia católica, sendo uma preparação para a alegria do Domingo de Páscoa.