Search
Close this search box.

Publicidade

Paraíba registra primeira doação de múltiplos órgãos no Sertão do estado

Doação veio de um homem de 24 anos, que morreu vítima de um Trauma Cranioencefálico grave.

Doação, Paraíba, Sertão
Doação aconteceu no Hospital Regional de Patos (Foto: Secom-PB)
Compartilhe:

A Paraíba registrou na tarde desta sexta-feira (25) a primeira doação de órgãos e tecidos do Sertão do estado. A doação do fígado, rim esquerdo e córneas, aconteceu no Hospital Regional de Patos, unidade integrante da rede hospitalar estadual, e veio de um homem de 24 anos, que morreu vítima de um Trauma Cranioencefálico (TCE) grave.

A cirurgia de captação teve início por volta das 14h e durou cerca de três horas. O fígado seguiu para João Pessoa para uma paciente de 23 anos, o rim esquerdo tira da hemodiálise um paciente do estado de Pernambuco, e as córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos, onde são armazenadas, avaliadas e posteriormente direcionadas para a realização das cirurgias.

Continua Depois da Publicidade

O paciente foi levado para a unidade na noite do último sábado (19) em decorrência de um acidente automobilístico. Após adoção de rígido protocolo médico, com aplicação de exames clínicos e de imagem, a morte encefálica foi confirmada. A família optou pela autorização da doação, ao compreender que o gesto vai transformar a vida de outras pessoas que estavam na lista de espera, como declarou José Amâncio, tio do doador.

O fato é inédito. Segundo o Governo da Paraíba, foram disponibilizados duas aeronaves, e marca um grande avanço no processo de doação de órgãos e tecidos no Estado. Anteriormente, os pacientes em casos mais graves precisavam ser transferidos para Campina Grande, onde era dado prosseguimento ao acompanhamento.

Os órgãos seguiram para a Capital, junto com a equipe, na aeronave do Governo do Estado, com o apoio do Corpo de Bombeiros. Este ano na Paraíba, foram realizados 36 transplantes e 790 pessoas aguardam na lista de espera, sendo quatro para coração, 212 para rins, 38 para fígado e 536 para córneas.

 

Compartilhe: