Alanna Galdino foi empossada conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), nesta quarta-feira (30). A cerimônia de posse aconteceu logo após a sessão que julgou a sua indicação à vaga da Corte.
Ao tomar posse como a primeira mulher conselheira do Tribunal, Alanna prometeu cumprir sua função e manter a dignidade do cargo. “Prometo, no exercício do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, cumprir e defender as constituições federal e estadual, assim como as leis vigentes, manter a dignidade do cargo e promover o bem público e a justiça”, afirmou no juramento de posse.
A nomeação de Alanna foi aprovada por unanimidade pelos membros da Corte. Durante a sessão, os conselheiros chegaram a conclusão de que qualquer ação contra a indicação de Alanna deve ser resolvida na Justiça e não na Corte.
Durante o discurso após a posse, Alanna revelou que sofreu ataques de ódio durante o processo e agradeceu o pai do seu pai, deputado Adriano Galdino (Republicanos) e dos seus familiares.
“Assumo esta função com serenidade, determinada a honrar esta escolha com o trabalho técnico, ético e comprometido com interesse público, sempre apoiada pelo saber e pela dedicação do corpo técnico desta casa. A minha posse é também um convite à reflexão sobre o papel das mulheres nas instituições de controle e decisão, que este seja apenas o começo de uma nova fase para o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, onde o mérito, a capacidade e a diversidade caminham lado a lado. A presença de mulheres em espaços de poder não é um favor, é um direito e uma necessidade. A Paraíba hoje dá um passo firme na consolidação de políticas públicas e institucionais, que enfrentam de forma concreta a desigualdade de gênero“, falou Alanna.