Search
Close this search box.

Publicidade

Anvisa volta a proibir venda de pasta de dente da Colgate

Proibição da venda do creme dental da Colgate aconteceu após um “número significativo de relatos de eventos adversos associados ao uso do produto”.

Pasta, Colgate
Imagem ilustrativa (Foto: R reprodução/ Farmácia São Vicente)
Compartilhe:

A interdição do creme dental “Clean Mint”, da Colgate, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi retomada neste quarta-feira (30). A medida voltou a entrar em vigor após a própria fabricante retirar o recurso que pedia a suspensão da interdição.

A proibição da venda do creme dental, no final de março, aconteceu após um “número significativo de relatos de eventos adversos associados ao uso do produto”, de acordo com a agência.

Continua Depois da Publicidade

Os efeitos adversos notificados foram:

  • lesões bucais
  • sensações dolorosas
  • sensação de queimação/ardência
  • inflamação da gengiva
  • edema labial

Os sintomas impactaram “significativamente a qualidade de vida dos consumidores” e resultaram em “custos médicos” em alguns casos, de acordo com a agência.

Nas redes sociais, consumidores que usaram o creme dental relataram reações alérgicas e sintomas como aftas, dores da língua, lábio e gengiva e ardência na boca. Há relatos de machucados e feridas na boca após o uso do produto, além da dificuldade de escovar os dentes.

O objetivo da interdição evitar a exposição ao consumo e o uso de produtos irregulares ou sob suspeita. Entre as medidas que podem ser adotadas estão a apreensão, recolhimento, suspensão e proibição (de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso do produto).

Na época da medida, o Procon de São Paulo notificou a Colgate para esclarecer quanto às providências que a empresa está adotando em função da suspensão. O órgão pede que a empresa explique como o consumidor pode identificar os produtos interditados.

O que diz a Colgate

A Colgate confirma que em 29 de abril de 2025 apresentou perante a ANVISA seu pedido de retirada do recurso contra decisão que determinou a interdição temporária do produto Colgate Total Clean Mint, implicando assim que a medida cautelar retoma a sua validade. A decisão da Colgate é incentivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto à agência. A empresa acredita numa resolução oportuna do tema. A Colgate reafirma a segurança e qualidade do seu produto Colgate Total Clean Mint, o qual segue os rígidos padrões das agências regulatórias. Seguimos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Colgate Total Clean Mint por meio do nosso canal oficial de atendimento

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe: