A Paraíba apresentou uma das maiores reduções proporcionais de desmatamento do País, em 2024. Dados divulgados, nessa quinta-feira (15), pelo Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD), do Sistema MapBiomas, mostraram uma diminuição de 44% nos alertas de desmatamento. Aproximadamente 5.500 hectares de vegetação nativa foram preservados.
Os números também evidenciam o fortalecimento institucional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Ações alinhadas ao Plano Plurianual (PPA) 2024–2027 do Governo da Paraíba, somadas à execução do Programa Paraíba Mais Verde e ao desenvolvimento de projetos afirmativos ambientais voltados à preservação e sustentabilidade, contribuíram para maior efetividade dos resultados.
Em todo o Brasil, o desmatamento apresentou uma queda de 32,4% em 2024, totalizando 1.242.079 hectares desmatados, em comparação aos 1.829.597 hectares registrados em 2023. Este é o segundo ano consecutivo de redução e marca a primeira vez, desde 2019, que todos os biomas brasileiros – com exceção da Mata Atlântica, que se manteve estável – registraram diminuição nas taxas de desmatamento.
O Governo da Paraíba, tem intensificado ações de vistorias, monitoramento e fiscalização, além de implementar projetos voltados à preservação ambiental e à educação ambiental. O trabalho é realizado em parceria com os Ministérios Públicos Estadual e Federal, o Ibama, o Batalhão de Policiamento Ambiental, a sociedade civil e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).