“Estamos diante de um marco histórico, como foi a Revolução Industrial, e precisamos estar à altura desse momento”, defendeu o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que foi oficializado nesta terça-feira, (20), na Câmara dos Deputados, como relator do projeto de regulamentação do uso da inteligência artificial (IA).
Durante a instalação da comissão especial que analisa o assunto, Ribeiro destacou que o debate sobre IA exige responsabilidade, diálogo com o Senado, governo e sociedade civil.
“Esse é um tema do Estado brasileiro, estratégico para o nosso futuro. Temos o desafio, mas também uma grande oportunidade para o país”, afirmou. Segundo ele, o Brasil precisa aproveitar o momento para fortalecer sua infraestrutura tecnológica e promover um ambiente favorável ao desenvolvimento da economia digital.
O parlamentar comparou a complexidade da regulação da IA à da reforma tributária, que também relatou no Congresso. “Talvez o desafio seja até maior. Estamos lidando com algo em evolução constante, com legislações no mundo sendo revistas logo após aprovadas”, ponderou.
A expectativa, segundo ele, é que o texto avance com ampla participação. “Relatório não se faz sozinho. Vamos buscar maioria, não unanimidade, mas com respeito à diversidade de opiniões”. E ressaltou: “Inteligência artificial exige, antes de tudo, inteligência natural, e o Parlamento brasileiro está preparado para isso”.
A próxima reunião da comissão está marcada para o dia 27 deste mês, às 14h, quando será apresentado o plano de trabalho.