O setor do varejo na Paraíba registrou a segunda maior taxa de crescimento do País no mês de abril (11,6%) sobre o mesmo período de 2024. O dado foi obtido através da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nessa quinta-feira (12).
Segundo a pesquisa, o desempenho da Paraíba foi superado apenas pelo Estado de Santa Catarina em 0,1 ponto percentual (11,7%), mas continua crescendo bem acima do varejo nacional (4,8%).
A Paraíba cresceu em todos os comparativos do varejo no mês de abril. Na comparação de abril sobre março, a Paraíba apresentou alta de 0,8%, enquanto o País registrou queda de 0,4%. No acumulado de janeiro a abril, o Estado teve uma expansão 5,8%, enquanto o País cresceu menos da metade (2,1%).
No País, os cinco Estados que mais cresceram nas vendas em abril sobre o mesmo mês do ano passado foram Santa Catarina (11,7%), Paraíba (11,6%), Alagoas (10,2%), Rio Grande do Sul (9,6%) e Amapá (7,9%). Já outros dez Estados tiveram queda nas vendas no mesmo comparativo liderado por Goiás (-9,2%).
No indicador do comércio varejista ampliado –, que inclui atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo –, a Paraíba apresentou a maior taxa de expansão do País em abril (9,6%) sobre o mesmo mês do ano passado, enquanto a taxa do País foi de apenas 0,8%. No acumulado de janeiro a abril, a Paraíba acumula alta de 6,7% e a do País 1%.
Cinco dos oito setores investigados registraram alta em abril sobre o mesmo mês do ano passado no volume de vendas no comércio varejista. São eles: Outros artigos de uso pessoal e doméstico; Tecidos, vestuário e calçados; Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e Móveis e eletrodomésticos.