Search
Close this search box.

Publicidade

Rota que liga Amazônia ao Pacífico fica pronta em setembro, diz Simone Tebet

Projeto faz parte do plano de integração Sul-Americano e liga o Brasil aos portos de Manta, Chancay e Paita, além do porto de Tumaco.

Simone Tebet
Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento (Foto: Washington Costa/MPO)
Compartilhe:

A rota de integração que conecta Manaus e outras cidades do Amazonas ao Oceano Pacífico deve ser concluída em setembro, segundo a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

O projeto, conhecido como Rota Amazônica, faz parte do plano de integração Sul-Americano e liga o Brasil aos portos de Manta, no Equador, Chancay e Paita, no Peru, além do porto de Tumaco, na Colômbia.

Continua Depois da Publicidade

O porto de Chancay, inclusive, é um dos maiores investimentos de infraestrutura da China na América Latina.

A expectativa, segundo a ministra, é que a inauguração da rota reduza em até 10 dias o tempo de envio de exportações brasileiras para a China, principal parceiro comercial do Brasil.

As declarações foram dadas em audiência pública na Câmara dos Deputados.

A China, grande compradora de produtos agrícolas brasileiros, tem demonstrado interesse em integrar e agilizar o comércio com o Brasil.

Na última segunda-feira (7), o governo brasileiro assinou um memorando de entendimento com o país asiático para estudar a viabilidade de um novo corredor ferroviário bioceânico. A proposta é analisar a viabilidade da construção de uma ferrovia ligando o porto de Ilhéus, na Bahia, ao porto de Chancay, no Peru.

Segundo a ministra, apenas os estudos de viabilidade devem levar entre 18 e 20 meses. Caso o projeto se mostre viável, a obra ficaria a cargo do próximo governo.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe: