O Hemocentro da Paraíba está em situação crítica para estoque de sangue de todos os tipos. A situação é perigosa, já que o Hemocentro é responsável pela captação e abastecimento de sangue nos hospitais públicos e privados do estado.
Segundo o secretário de Saúde do Estado, Ari Reis, desde o início das festividades de São João houve uma redução drástica nas doações diárias, chegando a uma queda de 50%. Mesmo após o fim do período festivo, o local vem registrando apenas 80 doações por dia.
“A nossa preocupação é ainda maior devido a períodos de chuvas e frio, férias escolares e a incidência de viroses, fatores que historicamente diminuem os estoques, em todo o país, enquanto a demanda por sangue é constante. Então a solidariedade dos doadores é fundamental para reverter essa situação crítica dos estoques e garantir o atendimento de emergências e tratamentos”, afirmou o secretário.
Coleta itinerante
O Hemocentro também realiza coleta itinerante de sangue, com uso de um ônibus que circula pelo estado. Veja abaixo os locais onde a coleta será feita até o fim do mês.
Sexta (18) – ECI Luiz Gonzaga Burity- Rua Duque de Caxias, número 53 – Ingá;
Terça (22) – Rua Epaminondas de Azevedo, sem número – próximo ao Hospital Regional Santa Filomena – Monteiro;
Sexta (25) – Conde;
Terça (29) – Praça da cultura, Rua Manoel Rodrigues, Centro – Esperança;
Quinta (31) – Escola Normal Pedro Augusto de Almeida- Conjunto Major Augusto Bezerra, R. José Homero de Oliveira, sem número, bairro Cavalcante – Bananeiras.
Também haverá coleta externa de sangue no Hospital de Trauma na terça-feira (15), quarta-feira (16) e quinta-feira (17), das 8 às 16h, no setor administrativo (antiga sala da Central de Transplantes).
Critérios para doação
Para doar sangue, basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais 50 kg, ter entre 16 e 67 anos e apresentar um documento de identidade original e com foto. Os menores de idade só podem doar acompanhados do responsável legal (pai ou mãe).
Os doadores do sexo masculino podem realizar até quatro doações ao ano, com intervalo mínimo de dois meses de uma doação para outra. Já as mulheres podem realizar até três doações ao ano, com intervalo de três meses entre as doações.
As doações de sangue podem ser efetivadas no Hemocentro Coordenador de João Pessoa e Hemocentro Regional de Campina Grande, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h, ou nos Hemonúcleos de Guarabira, Patos, Cajazeiras, Piancó, Itaporanga e Sousa, de segunda a sexta, das 7h as 13h horas.