A Diretoria Colegiada da Sudene aprovou a liberação de R$ 30 milhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para a empresa Vexa Acabamentos Ltda, que está implantando uma fábrica de pisos vinílicos e rodapés de poliestireno na Região Metropolitana de João Pessoa. O montante representa 100% da participação do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste no projeto, que equivale a 42,79% do investimento total para viabilizar as atividades da fábrica, no valor de R$ 70,16 milhões. O empreendimento está localizado no município de Alhandra, às margens da BR 101, ocupando um terreno de 24,2636 hectares e possuirá área construída de 29.125 m².
O empreendimento tem como especialidade a fabricação do modelo clicado, um produto moderno que não usa cola, sendo a instalação feita por meio de encaixe entre as peças. A empresa estima a oferta de pelo menos 200 empregos diretos, que deverão ser supridos com a contratação e qualificação da mão-de-obra da região local e circunvizinha ao empreendimento, segundo informações da Coordenação-geral de Fundos de Desenvolvimento e de Financiamento da Sudene.
“O FDNE é uma solução de crédito competitiva, que contribui para dinamizar o setor industrial do Nordeste”, comenta o superintendente Danilo Cabral.
Além da criação de novos postos de trabalho, as contrapartidas apresentadas pela Vexa incluem o estabelecimento de parcerias com fornecedores regionais; programas de treinamento e capacitação para os colaboradores e comunidade local; adoção de práticas sustentáveis, a exemplo da redução no consumo de recursos naturais, gestão eficiente de resíduos e emprego de tecnologias mais limpas; e realização de avaliações periódicas de impacto social e ambiental.
A empresa também se comprometeu com a implementação de ações de inovação tecnológica e destacou que “a fábrica está sendo equipada com tecnologia de ponta e será a mais moderna da América Latina com a comercialização de produtos de alta qualidade e preços acessíveis.
O diretor de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais da Sudene, Heitor Freire, destacou a importância do apoio financeiro do FDNE para a implantação de empreendimentos na área de atuação da Superintendência, “contribuindo para o fortalecimento da economia local e regional, especialmente por meio da atração de investimentos e geração de emprego e renda”.
A consulta prévia apresentada pela empresa para pleitear o financiamento com recursos do FDNE teve o aval da Diretoria Colegiada da Autarquia em dezembro de 2024. O agente operador é o Banco do Nordeste.