O ex-prefeito de Vista Serrana, Sérgio Garcia da Nóbrega, foi preso novamente nessa sexta-feira (18), acusado de chefiar uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas na Paraíba. Outras quatro pessoas também foram presas na segunda fase da operação, denominada Cacimba Nova.
O delegado Diego Passos, responsável pela investigação, afirmou que encerrou o caso com as prisões realizadas na segunda fase da ação. Os presos, segundo o delegado, são ligados ao polígono da maconha e atuavam no cultivo da droga na Paraíba.
“Nós encerramos as investigações desse caso. Sete pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público da Paraíba, duas pessoas seguem foragidas. São pessoas ligadas ao polígono da maconha, que atuavam no cultivo da droga”, explicou.
O esquema era liderado pelo ex-prefeito Sérgio Garcia, que mantinha uma posição de “gestor” da equipe que administrava o cultivo da maconha no interior do estado, conforme as informações do delegado.
“As investigações concluíram que houve toda uma estrutura ordenada, orquestrada para produção da maconha aqui no Sertão paraibano, especificamente, na fazenda chamada Cacimba Nova, em Malta”, acrescentou.
O gestor foi preso a primeira vez em março de deste ano, durante a primeira fase da operação. À época, teve a prisão revogada, mas, desta vez, foi decretada a prisão preventiva.
Investigação
O esquema começou a ser desvendado após a polícia localizar e destruir um plantio de 60 mil pés de maconha, durante operação em novembro de 2024.
A partir disto, a polícia realização investigações e descobriu provas que ligam o ex-prefeito ao grupo criminoso. A quadrilha também é investigada por desvio de dinheiro público e lavagem de bens e dinheiro.