Um homem que mora em Guarabira, município do Brejo paraibano, foi preso suspeito de invadir sistemas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A prisão aconteceu nesta terça-feira (21), durante uma operação das polícias do Rio Grande do Sul e da Paraíba.
Segundo a investigação, chamada operação Negazione, o Tribunal teve sistemas invadidos no dia 26 de março deste ano. O ataque tornou indisponível o sistema EPROC e o site institucional do órgão, comprometendo a prestação jurisdicional no Estado.
“Após diligências conduzidas pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos – DPRCC/DERCC, foi identificado um canal na deep web, operado por cibercriminoso que se autodenomina “FEDERAL”, responsável por organizar e transmitir ao vivo o ataque, inclusive oferecendo pagamentos via PIX para participação em ações coordenadas contra servidores públicos e sistemas governamentais. A análise técnica dos dados revelou o uso de uma botnet com mais de dois mil dispositivos comprometidos, espalhados por diversos países”, informou a Polícia Civil.
Durante a operação, os policiais buscaram a apreensão de dispositivos eletrônicos, mídias de armazenamento e documentos que possam subsidiar as investigações e identificar outros suspeitos de cometer o crime.