Search
Close this search box.

Publicidade

Paraíba vai receber R$ 188 milhões do Novo PAC Saúde e ganhar políclinica especializada

Investimentos vão garantir mais de 680 novos equipamentos para a rede pública de saúde no estado.

Foto: divulgação/Ministério da Saúde
Compartilhe:

A Paraíba vai receber R$ 188 milhões do Novo PAC Seleções 2 para a realização de 681 novas obras, veículos e equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito na útima quinta-feira (17 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Com o investimento, o estado contará com 359 combos de equipamentos para estruturar as unidades básicas de saúde — UBSs, que terão 216 kits para teleconsulta. Também serão construídas 29 novas unidades básicas de saúde. Além disso, a Paraíba receberá 18 unidades odontológicas móveis.

Continua Depois da Publicidade

Com os recursos da segunda edição do PAC Seleções o programa Agora Tem Especialistas viabilizará a ampliação da capacidade de atendimento na rede pública de saúde com a construção de uma políclinica em Campina Grande.

O novo PAC Saúde vai contribuir para a estruturação da rede pública de saúde, ampliando a capacidade de atendimento do SUS em todo o Brasil. Esse é o objetivo do programa Agora Tem Especialistas, que visa reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. O fortalecimento da Atenção Primária é uma das estratégias do programa, que, ao qualificar os atendimentos nas UBSs, contribui para reduzir a sobrecarga na Atenção Especializada.

As unidades básicas passarão a contar com diversos equipamentos que, além de modernizar e garantir serviços mais efetivos, vão ampliar a oferta de procedimentos, exames diagnósticos, vacinas e cuidados. As UBSs vão oferecer, por exemplo, câmaras frias exclusivas para vacinas, ultrassom diagnóstico portátil, retinógrafo para detecção precoce de doenças de retina e espirômetro digital para diagnóstico de doenças respiratórias.

Além disso, as UBSs serão estruturadas com kits para a construção de salas de teleconsulta assistida, nas quais os pacientes do SUS poderão se consultar com um médico especialista à distância. Isso evitará a necessidade de deslocamento e ainda garante um atendimento mais ágil.

Compartilhe: