Search
Close this search box.

Publicidade

Luiza Erundina recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFPB

Paraibana será reconhecida pela atuação em defesa da justiça social e dos direitos humanos

Luiza Erundina (Foto: Rodrigo Romeu/Alesp)
Compartilhe:

A deputada federal Luiza Erundina de Sousa recebe, nesta sexta-feira (25), o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Aberta ao público, a solenidade ocorre no auditório da Reitoria da universidade, em João Pessoa.

Natural de Uiraúna, no sertão paraibano, Erundina é assistente social formada pela UFPB. Após concluir um mestrado em Ciências Sociais em São Paulo, ela ingressaria como professora no Departamento de Ciências Sociais da UFPB, no início da década de 1970. Mas a militância camponesa de Erundina, no interior da Paraíba, e sua oposição à ditadura mudaram o curso da trajetória da futura docente.

Continua Depois da Publicidade

Com o veto dos militares, que a consideraram uma ameaça ao regime, ela não apenas foi impedida de assumir o cargo na Universidade Federal da Paraíba como teve de migrar para São Paulo, por força da perseguição. Foi lá que construiu uma sólida carreira política, a partir dos anos 1980, primeiro como vereadora, depois como deputada estadual. É eleita, em 1988, a primeira prefeita da capital paulista. Aos 90 anos, está no sétimo mandato consecutivo como parlamentar na Câmara dos Deputados.

A mais alta honraria concedida por uma universidade, o título de Doutora Honoris Causa para Erundina foi aprovado, por unanimidade, durante reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) da UFPB, realizada no dia 18 de março.

Compartilhe: