Search
Close this search box.

Publicidade

Comitê analisa nesta terça propostas para combater erosão costeira na Paraíba

Encontro vai reunir membros do Comitê Científico, instituído por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e firmado em março de 2024.

Praia de Tambaba (Foto: Ryann Lucas/Pop Notícias)
Compartilhe:

Uma reunião será realizada nesta terça-feira (29) para discutir propostas de obras emergenciais de contenção da erosão costeira, diante da urgência de determinadas situações dos municípios do Litoral da Paraíba. O encontro vai reunir membros do Comitê Científico, instituído por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em março de 2024 entre o MPF, o Governo do Estado da Paraíba, a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e as nove cidades litorâneas.

O acordo viabilizou a criação de um colegiado técnico-científico independente, com atribuições de análise e deliberação sobre projetos de obras costeiras, especialmente as de caráter emergencial, além de atuar no monitoramento das ações e na apuração de eventuais descumprimentos do pacto.

Continua Depois da Publicidade

Os entes signatários do TAC assumiram o compromisso de não executar obras de engenharia relacionadas à erosão costeira sem prévia análise e aprovação do Comitê, até a conclusão do diagnóstico ambiental integrado da zona costeira paraibana, atualmente em elaboração pelo Projeto Preamar-PB. O diagnóstico — conduzido por pesquisadores de instituições como IFPB e UFPB, com financiamento do Governo do Estado — deverá ser finalizado em até um ano e meio, e servirá como base técnico-científica para o planejamento e ordenamento de futuras intervenções.

A pauta da reunião inclui ainda temas estratégicos para a gestão costeira, como a reavaliação do projeto da Praça do Sol Nascente, localizada na Praia do Seixas — ponto continental mais oriental das Américas — e atualizações sobre as ações emergenciais em Baía da Traição, onde o avanço do mar ameaça a infraestrutura urbana. Também serão apresentados os avanços no diagnóstico ambiental costeiro conduzido pelo Projeto.

O Comitê Científico é presidido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba (Semas-PB), e conta com a participação de representantes dos nove municípios costeiros (João Pessoa, Cabedelo, Conde, Lucena, Pitimbu, Rio Tinto, Baía da Traição, Marcação e Mataraca), além de órgãos como Sudema, Ibama, ICMBio, SPU e de pesquisadores de instituições de ensino superior.

A programação deve incluir ainda uma exposição interativa sobre Cultura Oceânica aberta ao público, na área externa do auditório.

Compartilhe: