O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou, nesta quarta-feira (6), da solenidade de acolhimento dos estudantes da edição 2025 do Programa Primeira Chance, realizada no auditório do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em João Pessoa. A ação simbólica, com a presença de 30 estudantes, marcou o início oficial do novo ciclo de estagiários que neste ano conta com 5 mil 835 jovens, de 135 escolas, beneficiados em todo o estado.
Durante o evento, Lucas Ribeiro destacou o Primeira Chance como uma das principais políticas públicas voltadas à juventude paraibana e reforçou o compromisso da gestão estadual com a educação e com a inclusão produtiva dos estudantes. “O Primeira Chance é mais do que um estágio, é uma porta aberta para o futuro de milhares de estudantes. É prioridade do nosso governo investir na juventude, garantindo formação, dignidade e a chance de sonhar com um amanhã melhor. A Paraíba tem mostrado que, quando o poder público prioriza as pessoas, o resultado é transformador”, afirmou o vice-governador.
O Primeira Chance, instituído por lei estadual, é a maior iniciativa pública da Paraíba voltada à inserção de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica no mercado de trabalho, por meio de estágios supervisionados. Alunos de 98 municípios, participarão de estágio em 1.792 empresas.
Além da bolsa de R$ 500, durante os seis meses de estágio, a gestão estadual passou a oferecer o auxílio transporte e o seguro, o que garante mais segurança, acessibilidade e custo zero para as instituições concedentes.
Sobre o programa
Instituído em 2019 pela Lei Estadual 11.344, o Programa Estadual Primeira Chance visa incentivar a inserção de estudantes e egressos da Rede Estadual no mundo do trabalho. O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba que, além de fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica, contribui diretamente para o desenvolvimento do setor produtivo estadual. Isso é alcançado por meio da inserção de estudantes qualificados, com currículos alinhados às demandas do setor, e através de um processo formativo que promove, entre outras competências, a autonomia e a consciência empreendedora.