A Paraíba tem 6.461 casos arboviroses, sendo 5.316 para dengue; 476 de Chikungunya; 17 de Zika e 652 de oropouche. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde e referente a 31ª semana epidemiológica (1º de janeiro a 04 de agosto de 2025).
Do total de casos confirmados de oropouche, há quatro gestantes e 11 puérperas. As gestantes e os recém-nascidos estão sendo acompanhados.
De acordo com o boletim, em relação ao mesmo período do ano passado, observa-se uma redução de 54,46% para os casos prováveis de dengue. Já para os casos prováveis de chikungunya houve uma redução de 66,36% e quanto aos casos prováveis de Zika, foi registrada uma redução de 77,92%.
Quanto aos óbitos, foram confirmados três para dengue, sendo dois no município de João Pessoa e um em São Domingos do Cariri. Ainda foram confirmados dois óbitos para Chikungunya, sendo um em Campina Grande e um na cidade de Prata.
Sintomas e sinais de dengue, zika e chikungunya
- Dengue: febre alta; dores musculares e articulares, de cabeça, atrás dos olhos; podendo ocorrer náuseas e vômitos, manchas vermelhas na pele; fadiga e fraqueza);
- Chikungunya: febre alta; dores musculares; dores articulares intensas; inchaço nas articulações; podendo haver manchas vermelhas na pele; dor de cabeça; fadiga e cansaço);
- Zika: febre mais baixa ou ausente; manchas vermelhas na pele; coceira; conjuntivite não purulenta; dores leves nas articulações; dor de cabeça; náuseas e vômitos.