O vice-governador Lucas Ribeiro inaugurou, nesta sexta-feira (8), a 54ª unidade do Programa Casas da Cidadania, em Campina Grande. Na Rainha da Borborema, ele também inspecionou as obras de construção do Hospital da Mulher e participou da abertura do Agosto das Juventudes. No município, o gestor ainda participou de solenidade de assinatura de convênio para a realização do Festival de Inverno.
A nova Casa da Cidadania de Campina Grande está localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 575, no Centro da Cidade. No espaço, a população terá acesso a serviços de emissão de RG (identidade civil), carteira de trabalho digital, PAV (Parceria com a Receita Federal), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).
A unidade abrigará o segundo espaço de Identificação Infantil do Estado da Paraíba, com uso da tecnologia Infant.ID, proporcionando maior segurança e precisão no processo de identificação de recém-nascidos. A iniciativa está alinhada à meta 16.9 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê identidade legal para todos até o ano de 2030.
Lucas Ribeiro ressaltou o compromisso do governo de investir em estruturas modernas e inovadoras que respeitam o tempo e a dignidade das pessoas, fortalecendo a relação entre o Estado e a sociedade. “A inauguração da Casa da Cidadania no Complexo Citymix representa mais um passo da nossa gestão para aproximar os serviços públicos da população. É um espaço acolhedor, acessível e confortável, pensado para garantir agilidade e qualidade no atendimento. Aqui, reunimos diversos serviços essenciais, como a identificação infantil, que está sendo oferecida pela primeira vez no centro de Campina Grande, facilitando a vida do cidadão e evitando deslocamentos. Essa é a marca do nosso governo”, frisou.
O vice-governador também inspecionou as obras de construção do Hospital da Mulher de Campina Grande. A unidade de saúde disponibilizará 304 leitos e serviços de Urgência e Emergência, Ambulatório, Banco de Leite Humano, Centro de Imagem, Centro de Parto Normal, Centro Cirúrgico Obstétrico, Ambulatorial e Geral, Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal, Unidade de Cuidado Intermediário Adulto, Convencional e Canguru, assim como outros serviços. O hospital será o maior da rede pública da Paraíba e tem uma área de construção de 20.194,13m².
Ele destacou mais um importante investimento na saúde pública da Paraíba que garantirá um atendimento de qualidade em um hospital moderno a serviço das mulheres. “As obras do Hospital da Mulher de Campina Grande avançam a cada dia e já refletem o compromisso da nossa gestão com a saúde e o cuidado integral das paraibanas. Será um equipamento moderno, com estrutura completa para atendimento humanizado, diagnóstico preciso e tratamento especializado, fortalecendo a rede pública de saúde na região. Nosso objetivo é oferecer um espaço de referência que garanta acolhimento e qualidade, reduzindo a necessidade de deslocamento para outros centros e assegurando que as mulheres tenham, perto de casa, o cuidado que merecem”, declarou.
Em Campina Grande, Lucas Ribeiro também participou da abertura do Agosto das Juventudes, oportunidade em que foram assinados o edital Juventudes nas Letras; a renovação do Programa ‘Juventudes Transformando o Futuro’ e autorização da abertura de crédito do Empreender Juventudes, com investimentos de R$ 2,4 milhões. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a valorização, escuta e protagonismo das juventudes paraibanas.
Este ano, o Agosto das Juventudes tem como tema “Juventude que fala, sente e transforma” e reforça o compromisso do Estado com políticas públicas que dialoguem com as realidades plurais dos jovens paraibanos. A programação prevê painéis temáticos, cursos profissionalizantes, caravanas territoriais, escutas populares, rodas de conversa, atividades esportivas, feiras de saúde e apresentações culturais ao longo de todo o mês.
O vice-governador evidenciou as oportunidades criadas pelo governo para oferecer políticas públicas em diversos segmentos para a juventude. “Esse é um mês repleto de atividades previstas no nosso Plano Estadual da Juventude para fortalecer nossos jovens por meio de programas e ações efetivas. É por isso que a nossa gestão promove iniciativas como o Primeira Chance, o Conexão Mundo e diversas ações de capacitação e inclusão, abrindo portas e criando oportunidades reais para a juventude paraibana. São perspectivas que ampliam o horizonte dos nossos jovens e refletem diretamente na saúde mental deles. Ao colocar essa temática da saúde mental no centro do Agosto das Juventudes, mostramos sensibilidade a uma questão que preocupa toda a sociedade, mas que impacta de forma ainda mais intensa a juventude neste mundo em constante transformação”, sustentou.
Ainda em Campina Grande, o vice-governador assinou convênio no valor de R$ 360 mil para a realização da 50ª edição do Festival de Inverno, reconhecido como patrimônio imaterial do Estado. O evento será realizado entre os dias 14 e 24 de agosto e tem um viés educacional e de democratização do conhecimento. Durante a programação, são realizadas oficinas, cursos, exposições e espetáculos de música, teatro, dança e cinema.
Lucas Ribeiro destacou o compromisso do governo de investir em eventos culturais de Campina Grande e evidenciou a importância do Festival de Inverno para a Rainha da Borborema. “Em nome de Eneida Agra, quero registrar nosso reconhecimento pelo trabalho que vem conduzindo e fortalecendo a cultura de Campina Grande. Manter um evento por cinquenta anos não é simples. Não se constrói algo dessa dimensão do dia para a noite. Por isso, em nome do governador, reafirmo que estamos juntos neste grande evento, que valoriza nossa cidade e movimenta a economia local. Hoje oficializamos o convênio com o Festival, reforçando o apoio do Governo do Estado à cultura”, disse.