O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, representou o governador João Azevêdo, nesta quarta-feira (13), na XVII Reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada no Parque da Cidade, em Belém (PA). O encontro reuniu representantes dos estados e do Distrito Federal para debater e articular a participação do Brasil na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro na capital paraense.
“Esperamos que os acordos e tratativas realizados aqui em novembro sejam efetivados pelo bem do meio ambiente e do futuro do planeta. É a primeira vez que uma COP será realizada na Amazônia, na floresta, e isso tem um significado enorme para o mundo. A Paraíba está aqui para colaborar com a realização do evento e também trazer, em conjunto com os estados do Nordeste, pautas relevantes que terão desdobramentos em reuniões previstas para setembro”, afirmou Lucas Ribeiro durante o encontro.
O Fórum também foi uma oportunidade para reforçar a posição da Paraíba como referência em sustentabilidade e transição energética, com ações reconhecidas nacionalmente em energias renováveis, proteção da Caatinga e combate à desertificação. O estado deve apresentar na COP 30 projetos estruturantes como o Sertão Vivo, o Procase II e o PB Rural Sustentável, além de iniciativas inovadoras como o Fundo Caatinga e o Empreender Solar.