Um homem de 59 anos foi alvo de uma operação da Polícia Federal por armazenar fotos e vídeos contendo abuso sexual contra crianças e adolescentes. A ação foi realizada na manhã desta quarta-feira (3) no município de Areia, no Brejo paraibano.
O mandado faz parte de mais uma fase da operação Kori, que combate crimes sexuais envolvendo menores de idade. O mandado de busca e apreensão foi expedido pelo juízo da 3ª Vara Regional de Garantias de Campina Grande.
Na ação, os policiais investigaram se o suspeito estava armazenando, em ambiente digital, 26 arquivos contendo imagens e vídeos de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes, conduta que, em tese, caracteriza violação à legislação penal vigente e afronta direta aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
O investigado poderá responder, em tese, pelos delitos de aquisição, armazenamento e eventual compartilhamento de material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes, tipificados nos artigos 241-B e 241-A do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990).
As penas cominadas, consideradas em conjunto, podem ultrapassar 10 anos de reclusão, sem prejuízo de outras imputações que possam advir da análise pericial do material apreendido e de eventuais desdobramentos probatórios.