Search
Close this search box.

Publicidade

Vigilância Sanitária interdita cabines de bronzeamento artificial em João Pessoa

Fiscalização identificou estabelecimentos que realizavam procedimentos de bronzeamento artificial e com utilização de cabines artesanais.

Bronzeamento
Interdição aconteceu nesta quinta (11) e sexta-feira (12) (Foto: Secom-JP)
Compartilhe:

A Gerência de Vigilância Sanitária de João Pessoa interditou cabines de bronzeamento artificial em oito estabelecimentos da Capital. As interdições ocorreram, nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12), durante inspeção em espaços que ofereciam este tipo de procedimento com cabines, totens ou camas que utilizam lâmpadas de radiação fluorescente ultravioleta (UV).

A fiscalização identificou estabelecimentos que realizavam procedimentos de bronzeamento artificial, com finalidade estética, com utilização de cabines artesanais e lâmpadas fluorescentes de alta potência com emissão de raios UV, o que é vedado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da RDC nº56/2009 e Resolução – RE 1.260/2025.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com o gerente da Vigilância Sanitária da Capital, Victor Viana, a utilização desses equipamentos pode colocar em risco a saúde dos clientes. “Ao utilizar cabines artesanais que não possuem qualquer tipo de certificação ou registro junto a Anvisa e Ministério da Saúde, as pessoas ficam completamente expostas aos raios ultravioletas que podem trazer sérios riscos à saúde. Os prejuízos vão desde queimaduras a desidratação e até câncer de pele”, explicou.

A ação contou com o apoio da Guarda Civil Metropolitana e, ao todo, foram promovidas a interdição de 8 cabines, ficando os estabelecimentos proibidos de realizar os procedimentos de bronzeamento artificial. “Foi uma atividade com caráter de fiscalização permanente, assegurando a proteção à saúde e atendendo às legislações sanitárias e requisições formuladas pelo Ministério Público Federal”, destacou o gerente da Vigilância Sanitária de João Pessoa.

Compartilhe: