Search
Close this search box.

Publicidade

Hospitais universitários da PB realizam mutirão de cirurgias, consultas e exames neste sábado

Programa é realizado para desafogar a demanda por serviços especializados de média e alta complexidade.

Imagem ilustrativa (Foto: Secom-PB)
Compartilhe:

O Mutirão do Agora Tem Especialistas realizará, neste sábado (13), Dia E – Ebserh em Ação, quase 2 mil exames, consultas e cirurgias na Paraíba. A ação ocorre em três hospitais universitários: no Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa; e nos hospitais universitários Alcides Carneiro (HUAC) e Julio Bandeira (HUJB) — ambos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).    

Realizado para desafogar a demanda por serviços especializados de média e alta complexidade, o mutirão vai promover, em 45 hospitais universitários federais 100% SUS, 1,9 mil cirurgias eletivas, 22,7 mil exames e procedimentos e 4,4 mil consultas.  Somados, esses atendimentos representam um aumento de 133% em relação aos 12,4 mil atendimentos prestados em julho. Na Paraíba, é esperada a realização de 1.879 procedimentos médicos:  o Hospital Universitário Lauro Wanderley fará 885; o HUAC, 560; e o HUJB, 434.     

Continua Depois da Publicidade

Reforçar a realização de mutirões é uma das estratégias do programa, que amplia o acesso da população a serviços especializados, reduzindo, assim, o tempo de espera na rede pública de saúde.  Com foco em áreas prioritárias do Agora Tem Especialistas, como oncologia, cardiologia e ortopedia, a iniciativa será promovida nas cinco regiões do país pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Educação e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ela acontece de forma simultânea em todo o país.  

A realização de mutirões faz parte uma série de ações do programa, que mobiliza toda a estrutura de saúde do país, pública e privada, para aumentar a capacidade de atendimento do SUS, a fim de reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. Para isso, um novo mutirão já está marcado para em dezembro com o envolvimento de todos os hospitais da Rede Ebserh. 

Compartilhe: